Entrevista com Renzo Molinari – parte 2

Na segunda parte da conversa com a Ostepathie Schule Deutschland, o fundador-Presidente da Ostepathic European Academic Network (OSEAN) e co-fundador-Diretor da Collège Ostéopathique Français Renzo Molinari fala sobre os desafios que enfrenta em sua profissão.  

Confira a segunda parte da entrevista: 

1) Você já ficou frustrado por alguns pacientes não quererem mudar? 

É escolha deles. O fato é que cada paciente é único e cada um possui diferentes demandas. É claro que é muito melhor receber pacientes que realmente querem mudar e buscar um novo estilo de vida, porém muitos deles têm uma ideia errada sobre o que a Osteopatia propõe e, neste caso, não é meu dever tentar convencê-los a mudar. 

2) E se você falhar? Como você lida com isso? 

Eu falho constantemente e uma das grandes lições que a Osteopatia me deu foi a humildade. Pode não estar escrito nos princípios básicos, mas se você pensar que ao colocar o paciente no centro e não o profissional, você está redescobrindo a humildade e tem que estar preparado para falhar. Eu falho como todo mundo, é difícil de aceitar, mas faz parte do jogo.  

3) Para você, ainda existe algo de novo na Osteopatia depois de todos esses anos? 

Sim, o milagre da vida. Sinto que estou enfrentando, uma ou duas vezes por dia durante a prática da profissão, um milagre real com uma dimensão extraordinária, mas não consigo compreender completamente. Difícil de compreender, difícil de descrever, mas está presente e é poderoso. 

Veja a entrevista completa no vídeo abaixo. Para inserir legendas, basta clicar na engrenagem no canto inferior direito do vídeo e apertar “Legendas/CC” > “Traduzir automaticamente” e selecionar o idioma.