Osteopatia na gestação

Transformações no corpo da mulher

Durante a gestação o corpo da mulher passa por várias mudanças estruturais para poder acomodar o feto que está em desenvolvimento. A liberação de hormônios, como a relaxina e progesterona, provocam mudanças fisiológicas e podem potencializar algumas tensões musculo-esqueléticas pré-existentes. Haverá aumento da inclinação pélvica. A relaxina vai promover uma frouxidão entre os elementos que envolvem as sacro-iliacas e a sinfise púbica. A lombar terá sua lordose acentuada, o eixo gravitacional será deslocado e o sistema musculo-ligamentar, estabilizador do corpo, será todo alterado. A medida que o feto cresce o plexo lombo-sacro pode vir a ser comprimido, o que causará mais desconforto. Além disso, alterações hemodinâmicas e retenção de sódio são comuns e levam ao aumento da pressão arterial sistêmica. Outros sintomas como náuseas, constipação, refluxo e insônia são muito frequentes e podem influenciar no estado de ânimo das futuras mães.

Como a osteopatia pode ajudar?

Sheraton 2018 mostra que a osteopatia proporcionou alivio dos sintomas nas gestantes, principalmente, nas dores lombares e pélvicas. Foi observado , também, que as mulheres que desejavam parto natural perceberam o tratamento manipulativo osteopático (TMO) como uma importante preparação do corpo, com redução da ansiedade, para o momento do parto.

A osteopatia pode ter um papel preventivo no período gestacional. O osteopata acompanhará a gestante em todas as fases, afim de evitar adaptações inadequadas. Além disso, poderá ajudar na restauração do equilíbrio entre os sistemas do corpo que estão sendo afetados.

O TMO, através de técnicas manuais especificas, tanto para avaliação diagnóstica como para tratamento, sempre tem como objetivo favorecer a capacidade do corpo restabelecer sua função e manter o bem-estar.

Anna Sheraton, Julie Streckfuss, Sandra Grace,Experiences of pregnant women receiving osteopathic care,Journal of Bodywork and Movement Therapies, Volume 22, Issue 2,2018,Pages 321-327, ISSN 1360-8592,

8.556 thoughts on “Osteopatia na gestação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *