O surgimento da Osteopatia tem forte relação com a história de vida de Andrew Taylor Still. Você sabe quem ele foi ou como a prática se originou? Conheça um pouco da história da Osteopatia com essas oito curiosidades que selecionamos para você:
– Andrew Taylor Still idealizou a Osteopatia. O médico americano criou uma terapêutica manual de diagnóstico e tratamento, baseada em estudos da anatomia.
– Na época dos estudos de Still, a medicina americana em geral também buscava uma terapêutica mais confiável e eficaz.
– Still perdeu três filhos e a primeira esposa em um surto de meningite, em 1864. Esses tristes acontecimentos o impulsionaram a questionar as práticas da medicina ortodoxa, constituída, na época, por medicamentos à base de álcool e opiáceos, como via terapêutica.
– O médico americano contemplou a possibilidade de que todas as estruturas musculares, nervosas, ósseas, articulares, conjuntivas e vasculares fossem capazes de fazer a autorregulação do organismo, criando, desse modo, uma perspectiva mecanicista do ser humano.
– Dentro dessa perspectiva mecanicista, o retorno à saúde seria uma decorrência da remoção das restrições impostas por entraves anatômicos que bloqueariam a plena mobilidade do organismo.
– Andrew Taylor Still fundou sua primeira escola em 1892, no Missouri, e , em 1897, consegue que a Osteopatia seja aceita como profissão.
– Foram adeptos da Osteopatia, William Garner Sutherland, que funda a Osteopatia no campo craniano, e John Martin Littlejohn, que fundou a British School of Osteopathy (BSO), primeira escola de Osteopatia europeia, que difundiu o ensino da Osteopatia pelo continente.
– No Brasil, a Osteopatia chegou pelas mãos de Bernard Quef, osteopata francês que, em 1986, administra os cursos que darão início à formação dos primeiros osteopatas brasileiros.
8 thoughts on “8 curiosidades sobre a história da Osteopatia que você não sabia”
Os comentários estão fechados.