Um dos mais prestigiados nomes internacionais da Osteopatia esteve no Instituto Brasileiro de Osteopatia (IBO), em 2019, para ministrar o curso “Abordagem Funcional à Manipulação Osteopática”, com o objetivo de ensinar a Técnica de Energia Muscular (MET) e as Técnicas de Alta Velocidade-Baixa Amplitude / Thrust (HVLA).
No período em que esteve no Brasil, Michael Mulholland estava em um momento sabático, e teve a oportunidade de conhecer um dos nossos ambulatórios em Dom Pedrito, uma pequena cidade fronteiriça do Brasil com Uruguai.
Esse ambulatório funciona desde 2017 e, mensalmente, cerca de 80 pessoas são atendidas pelos alunos de osteopatia, acompanhados por profissionais já formados.
Michael Mulholland trabalha com osteopatia há 30 anos e foi um dos defensores da inclusão do tratamento na Organização Mundial de Saúde (OMS). De volta para a Austrália, seu país de origem, Michael compartilhou com o seus seguidores, de forma espontânea, sua experiência no ambulatório do IBO:
“Os primeiros dois meses e meio de licença sabática foram ministrados na Europa e no Brasil no último maio-julho. Um destaque foi ajudar a supervisionar uma clínica comunitária em uma área rural do Rio Grande do Sul, sudeste do Brasil. Na cidade de Dom Pedrito, uma comunidade agrícola com pouco acesso a serviços de saúde aliados, 20 estudantes avançados, supervisionados por 7 professores do Instituto Brasileiro de Osteopatia (IBO), doam seus serviços para tratar cerca de 90 pacientes durante um fim de semana por mês. O entusiasmo dos alunos é contagioso e a gratidão da comunidade era palpável”.
O IBO mantém ambulatórios próprios nos quais oferece atendimento de osteopatia gratuito para a população de quatro cidades: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Dom Pedrito e Farroupilha. Nesses espaços, alunos da formação em osteopatia do IBO têm vivências práticas com as técnicas aprendidas no curso, com supervisão dos professores do Instituto.
5 thoughts on “Visita de Michael Mulholland ao ambulatório de Dom Pedrito”
Os comentários estão fechados.