A Hipoconvergência Ocular tem relação direta com a postura do ser humano, pois os olhos são um dos captores que o corpo utiliza pra ajustar a postura, dos quais o sistema vestibular recebe informações. De acordo com Bricot, (2004), existem três principais captores: pés, aparelho mastigatório e os olhos. Além desses captores, poderíamos inserir nesse sistemas a pele. Ou seja, a disfunções nestes captores e da perda de mobilidade dos tecidos corporais, podem afetar o controle postural.
O que é Hipoconvergência Ocular?
Convergência ocular é a capacidade que os olhos tem de convergir. Isso acontece quando olhamos para um objeto onde está muito próximo ao centro do nosso rosto, aproximando-os da linha média. Quando isso não acontece, seja por alterações na simetria deste movimento ou incapacidade de realiza-lo, chamamos de hipoconvergência ocular.
Causa e problemas acarretados por essa disfunção
A hipoconvergência é causada pelo espasmo de uma musculatura na lateral dos olhos, os músculos retos mediais. Um dos problemas desse espasmo é que este musculo tem relação com os músculos da cervical. Por consequência, caso haja esta alteração nos olhos, o indivíduo provavelmente terá dores e tensões nos ombros e na cervical.
Segundo Liem (2004), as disfunções do captor ocular podem modificar o posicionamento da cabeça, devido a grande influência da musculatura extraocular sobre o tônus dos músculos cervicais. Provocando assim, a alterando os eixos dos ductos semicirculares, afetando a organização postural e manutenção do equilíbrio corporal.
A importância do tratamento osteopático nesses casos
O osteopatia consegue tratar esse tipo de caso corrigindo as disfunções de mobilidades das estruturas envolvidas. Após a avaliação postural, onde são analisados, não somente os olhos, mas também todos os outros captores como os pés e boca, o osteopata poderá indicar exercícios específicos para cada tipo de captor.
O controle motor extraocular é realizado por três pares cranianos:
- Nervo Oculomotor – inerva os músculos retos superior, inferior e medial, assim como, o músculo oblíquo inferior;
- Nervo Troclear – inerva o músculo oblíquo superior;
- Nervo Abducente – controla o músculo reto lateral.
OBS.: Hipoconvergência é resultado da hiperatividade deste último músculo, que impede o desvio medial dos olhos.
Esses nervos cranianos atravessam canais osteomembranosos, como a fissura orbital superior do osso esfenoide, que são zonas vulneráveis à disfunções desses tecidos.
O tratamento osteopático é de extrema importância para os indivíduos que possuem esse distúrbio, e deve fazer parte da rotina clinica avaliar o captor ocular.
49 thoughts on “Tratamento Osteopático para a Hipoconvergência Ocular”
Os comentários estão fechados.