Em entrevista para o Instituto Brasileiro de Osteopatia (IBO), Pierre-Michel Dugally, professor e clínico osteopático em tempo integral, docente e coordenador da investigação desde 2018 na CESPU – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (Serviço de Osteopatia) de Famalicão, Portugal, falou um pouco sobre sua trajetória no campo Osteopático.
Dugally, especialista em casos agudos de alterações discais da coluna lombar, estará ministrando cursos no IBO em setembro de 2021. O profissional esclareceu seu ponto de vista sobre as patologias discais. Confira a entrevista:
1) O que te levou a se tornar especialista em tratamentos de casos agudos?
Porque nas técnicas osteopáticas clássicas que são ensinadas, pouco se fala sobre a problemática do disco.
2) Na sua opinião, por que as patologias discais são as mais frequentes?
O disco intervertebral é uma estrutura essencial na função da unidade vertebral e da coluna na sua totalidade.
3) Você acredita que a osteopatia pode ser a melhor forma de cuidar de pacientes com alterações discais da coluna lombar?
As técnicas osteopáticas propostas se baseiam no comportamento fisiológico e fisiopatológico do disco intervertebral e que melhor fazem parte para tratar as condições clínicas encontradas.
4) Quem são suas referências no campo da osteopatia?
Laurie Hartman, Eyal Lederman, Alan Stoddard et Christian Dethier.
5) Na sua opinião, a osteopatia já é uma tendência ou ainda está no caminho? Como e qual será o futuro do tratamento de acordo com sua visão?
O papel da osteopatia nos cuidados da saúde é uma realidade. Seu paradigma e sua abordagem sistêmica estimulam cada vez mais o interesse no meio científico dessa forma de abordar os pacientes.
6) Qual é a sua relação com o IBO e como você se sente quando leciona para brasileiros?
Minha satisfação de trabalhar com o IBO vem do profissionalismo da escola e dos professores e a maneira como se ensina a osteopatia com conceitos atuais e ao mesmo tempo conservando os princípios da disciplina.
7) Quais os principais assuntos que serão abordados no curso de ABORDAGEM OSTEOPÁTICA e ALTERAÇÕES DISCAIS DA COLUNA LOMBAR?
Anatomo-fisiologia do disco intervertebral, elementos clínicos, investigações sobre as abordagens manuais, modelos biomecânicos, planos de tratamento de acordo com as condições aguda e crônica.
O curso Abordagem Osteopática e Alterações Discais da Coluna Lombar está com as vagas esgotadas. Mas não fique decepcionado, haverá outras oportunidades para você participar.
Cadastre-se aqui para participar da nossa lista de espera.
2 thoughts on “Entrevista com Pierre-Michel Dugally Osteopata D.O PhD Bélgica”
Os comentários estão fechados.