Ídolos do esporte brasileiro, Lars e Torben Grael conhecem a importância da preparação para a formação de atletas. Os irmãos criaram o Projeto Grael, uma ONG voltada para iniciação esportiva e profissional de crianças e adolescentes em Niterói, no Rio de Janeiro. Os alunos recebem aulas de esportes náuticos e atividades ligadas à vela, como marcenaria. Em 2017, o Projeto começou a oferecer também atendimento preventivo em osteopatia.
O atendimento é fruto de uma parceria entre o Projeto Grael e o Instituto Brasileiro de Osteopatia (IBO). “Todos os alunos do IBO, a partir do segundo ano da formação em osteopatia, são direcionados para treinamento profissional em nossos ambulatórios públicos. Agora, eles têm mais essa oportunidade de praticar o aprendizado do curso em projeto reconhecido na área do esporte”, comemora Natalia Rocha, coordenadora do IBO.
Nas últimas décadas, a osteopatia vem sendo procurada por atletas para tratamento ou prevenção de lesões. Segundo Natalia, no entanto, o trabalho com crianças e adolescentes tem a vantagem de identificar potenciais lesões antes mesmo que elas provoquem dor ou desconforto. “O trabalho preventivo é interessante porque podemos diagnosticar o que pode causar dores nessas crianças e adolescentes, evitando que eles desenvolvam lesões no futuro”, explica a coordenadora do IBO.