Osteopatia em idosos e o impacto na qualidade de vida

As diversas facetas do processo do envelhecimento exigem a necessidade de propiciar aos idosos uma atenção abrangente à saúde, colocando em prática o que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde: não somente o controle das doenças, mas também o bem-estar físico, psíquico e social. Ou seja, a melhora da qualidade de vida.

No processo de envelhecimento, todos os tecidos do corpo sofrem alterações que podem causar desequilíbrios, sobrecarregando algumas estruturas que dão origem às dores. Há perda da elasticidade, capacidade de adaptação e regeneração rápida. Ao longo da vida, o aparecimento de problemas como hipertensão, complicações digestivas, alterações circulatórias e artroses, tem um impacto sobre a capacidade de executar tarefas diárias.

O envelhecimento também provoca no organismo outras modificações, tais como a diminuição dos reflexos, compressão da coluna vertebral, desgaste e rigidez das cartilagens que afetam as articulações, desequilíbrios da bacia.

Por isso, a Osteopatia e sua ampla abordagem podem ser grandes aliadas dos idosos, contribuindo para o reequilíbrio do corpo como um todo, de maneira natural, sem medicamentos ou cirurgias. Na terceira idade, devemos dar ainda mais importância à qualidade de vida.

A abordagem osteopática traz diversos benefícios para o público idoso:

1) Alívio de dor nas costas

A osteopatia é capaz de eliminar ou reduzir dores que são queixas entre a terceira idade, como:

• Lombar;
  • Pescoço;
  • Costas;
  • Ombros;
  • Nervo ciático, etc.

2) Alívio de doenças musculoesqueléticas

Nessa fase é comum o diagnóstico de doenças como a artrose, artrite, fibromialgia, síndrome do túnel do carpo e conflito subacromial. A osteopatia é muito indicada nesses casos pois ajuda a aliviar a dor causada pelos problemas e diminui os seus sintomas.

3) Redução de espasmos musculares

Os espasmos causam no idoso dificuldade para dormir, andar e para atividades simples do dia a dia, como se limpar ou comer. Por meio de movimentos de alívio da tensão, a pessoa passa a ter mais autocontrole muscular.

4) Hérnia de disco

Uma coluna comprometida por hérnia de disco não é capaz de realizar atividades cotidianas com qualidade e sem dor. A técnica aplicada pelo osteopata procura a raiz do problema que se quer tratar e permite o diagnóstico de outras possíveis doenças osteomusculares, além de fortalecer a estrutura corporal como um todo.

O mais importante é que a Osteopatia não olha apenas o sintoma e sim o paciente como o todo. As formas de tratamento e as técnicas que serão utilizadas só serão definidas depois de fazer uma consulta minuciosa. Por isso o tratamento é tão eficiente!

A qualidade de vida na terceira idade está associada à vida ativa e a hábitos saudáveis como atividade física, alimentação saudável e manter a mente estimulada com diferentes atividades. Envelhecer é um processo natural e para viver cada momento de forma prazerosa é preciso manter o corpo em harmonia sempre!

Que tal, então, saber mais sobre essa abordagem que vem ganhando espaço nos últimos anos? Se você é um profissional da área da saúde e pretende oferecer a osteopatia como uma solução para seus pacientes que estão na terceira idade, venha conhecer a nossa formação!

Amplie o seu campo de atuação e faça uma especialização. Aproveite a oportunidade e garanta agora mesmo a sua vaga!

Clique aqui e saiba mais sobre a nossa formação!

9 thoughts on “Osteopatia em idosos e o impacto na qualidade de vida

Os comentários estão fechados.